Aplicativo FGTS: Como funciona?

Conforme as leis da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) todo trabalhador formal, aquele com contrato de trabalho regular tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e por isso Caixa Econômica Federal optou por criar o aplicativo FGTS que oferece muito mais praticidade para o trabalhador.

No aplicativo, o trabalhador poderá consultar todos os seus depósitos realizados pelas empresas que já trabalhou, poderá inclusive atualizar seus dados pessoais assim como endereço e identificar todos os locais de atendimentos próximos, caso precise.

Tudo ao alcance das mãos, bastando apenas estar conectado a internet no telefone celular.

Quais as vantagens do aplicativo FGTS?

Com o aplicativo FGTS, você poderá acompanhar em tempo real os valores atualizados de qualquer lugar em sua conta, também contribuirá com o ambiente evitando impressão de papel já que seu extrato não necessitará ser enviado em papel para sua residência há cada 02 meses mais.

Com ele poderá atualizar sempre que precisar seu endereço, poderá consultar os pontos de atendimento mais próximos da sua residência da Caixa, está disponível para download na loja de aplicativos da Iphone e Android e também para a loja Windows.

Como usar o App do FGTS?

É bem simples o uso do aplicativo, após instalar o aplicativo diretamente na loja do seu telefone celular e só abri-lo e inserir o número do NIS (Número de Inscrição Social) que normalmente está em sua Carteira de Trabalho ou cartão cidadão e começar a usufruir desse recurso.

Aplicativo FGTS também disponibiliza a consulta para Stratus, calendários inativos e também tem a seção de dúvidas frequentes onde o usuário poderá verificar alterações de configurações, recebimento notificações e também poderá fazer avaliação do aplicativo.

Para realizar a consulta do seu saldo, é somente ir à opção consultar extratos e a próxima a tela vai apresentar o sal dos que existem atualmente nas suas contas FGTS. Na função calendário nativo vai fazer a representação de um calendário, onde você vai poder conferir todos os calendários disponíveis para sax para os trabalhadores que possuem algum fundo inativo

Na área de dúvidas frequentes no seu aplicativo FGTS, você poderá relacionar questões que tenha dúvidas, é só clicar no item? E começar a ler a série de dúvidas que vão aparecer para você em forma de lista.

 

Outras formas de consulta FGTS

Existem outras formas além de seu aplicativo FGTS, para que você possa fazer a consulta e assim o resgate do saldo. Você pode se dirigir pessoalmente para uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a consulta do seu extrato presencialmente no banco de atendimento. Também fica disponível a possibilidade de ir ao posto de atendimento e fazer a consulta diretamente pelo cartão cidadão, obviamente que é necessário que você tenha a senha para poder utilizar. Só não é possível fazer a consulta do extrato FGTS pelo telefone.

Outra opção é pela internet através do site da Caixa Econômica Federal diretamente, onde você pode Inserir a numeração do Nis que é informado diretamente na sua carteira de trabalho ou talvez em alguns tratante do que você tenha recebido e usar a senha cadastrada que é feita na hora pelo próprio trabalhador. Caso você já tem a senha registrada do cartão cidadão você poderá utilizar essa. A consulta de extrato que o site da Caixa mostra é idêntica a consulta feita pelo aplicativo FGTS.

A forma de visualização é um diferente do aplicativo, porque o menino fica na parte superior da tela separado em FGTS, PIS, seguro-desemprego, atualização cadastral e a opção de sair da aplicação.

Assim que você clicar em FGTS vai aparecer para você o extrato das empresas que já trabalhou, o saldo atualizado, todos os dados referentes a ela, os dados do depósito e claro o rendimento que o FGTS teve durante os meses.

Outra forma também é por e-mail onde fará a solicitação através do site com seu Nis que fica na carteira de trabalho e a sua senha cadastrada, você entra no site da Caixa faz atualização para receber por e-mail e mensalmente o seu extrato e as informações do depósito mensal que você tem.

Existe também a opção, além do aplicativo FGTS, é por mensagem de texto diretamente no telefone celular do cliente. Você vai dentro do site faz o cadastramento do seu telefone celular e marca a opção de receber os avisos diretamente por texto, as notificações serão enviadas referente aos depósitos mensais vinculados a sua conta FGTS. Assim você deixa de receber o extrato em papel e também ajuda o meio ambiente.

Como funciona os saques permitidos do FGTS

Utilizando-se o aplicativo FGTS, você já vai saber se está permitido para o sacar seu fundo. O saque é permitido conforme as seguintes hipóteses:

  • Com demissão sem justa causa;
  • Finalização do contrato de trabalho não vai linha rescisão de contrato devido a extinção da empresa;
  • Rescisão de contrato devido à força maior ou culpa recíproca;
  • Rescisão do contrato de trabalho por acordo com trabalhador em empresa e neste caso; o trabalhador pode sacar 80% do saldo total da conta FGTS e referente à multa do empregador de 20% sobre esse valor;
  • Suspensão de trabalho avulso que tem a frase igual a maior que 90 dias;
  • Quando o trabalhador possui idade igual a maior do que 70 anos;
  • Quando o trabalhador for portador do vírus HIV não vá linha quando o trabalhador se tiver com câncer;
  • Quando o trabalhador estiver em estágio terminal de alguma doença grave;
  • Quando o trabalhador ficar 3 anos fora do regime do FGTS;
  • Na amortização ou saldo devedor de pagamento de prestações imobiliárias;
  • Aquisição de moradia;

Monitoramento de saldo no aplicativo FGTS

É importante você manter o monitoramento do seu saldo FGTS, principalmente se você tiver acesso aplicativo FGTS. Não é de hoje que muitas empresas acabam tentando fraudar o sistema do fundo de garantia do trabalhador e por isso é importante que você mantenha esse monitoramento do saldo.

Assim você evita possíveis transtornos e caso detecte alguma anomalia poderá se encaminhar diretamente para uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a inspeção do seu fundo, é muito melhor a prevenção do que resolver um problema depois.

E aí, gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos e Fique por dentro de como funciona o aplicativo FGTS como você pode fazer um monitoramento do saldo de suas contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *