Carteira de motorista digital: Guia completo

Para quem não sabe a CNH que é conhecida como a carteira nacional de habilitação, é utilizada em todo o país para comprovar a capacidade que uma pessoa possui e a sua aptidão como motorista para enfrentar o tráfico de veículos na cidade seja ele carros, motocicleta, caminhões, pick-up ou SUV. Hoje vamos falar sobre uma nova tecnologia, a carteira de motorista digital.

Atualmente é obrigatório o uso do documento de identificação, no caso a CNH para comprovar essa aptidão e caso o motorista não tenha CNH para mostrar as autoridades, ele é passível de receber multa e punição com pontuação na carteira pela infração grave.

Em 2017 o governo implantou a carteira de motorista digital  que é um documento eletrônico que tem a mesma valência da versão impressa e valor jurídico em que pode ser feito download diretamente no telefone do celular do condutor, apresenta todas as funções da CNH tradicional, e também faz conferência de infrações e alertas de recall.

Carteira de motorista digital como funciona?

Como já explicamos anteriormente, a carteira de motorista digital é um aplicativo que funciona multiplataforma, ou seja, pode ser usado tanto em telefones celulares Smartphone ou em tablets com sistema operacional Android ou iPhone o download do aplicativo é totalmente gratuito e pode ser feito diretamente pela rede 4G do cliente sem gastar muita carga.

Esse serviço foi idealizado e criado pela Serpro, serviço de processamento de dados do governo e com a intenção de que com a alta utilização da tecnologia no telefone celular das pessoas que também esse novo serviço esteja disponível em aplicativo uma vez que o celular nunca fica para trás e sempre tem utilização.

Quais as funções da carteira de motorista digital?

Como já dissemos a carteira de motorista digital tem a mesma validade e a mesma função que a impressa, portanto caso você seja parado é somente mostrar o aplicativo com a carteira e todos os procedimentos serão feitos da mesma forma. Além disso com o aplicativo da carteira de motorista digital você consegue compartilhar as suas informações na turma de digital muito mais fácil.

E ainda consegue validar todos os dados que sua CNH possui com a impressa sempre dando autenticidade do documento.

Caso você tenha perdido a sua carteira de motorista digital, o processo de Recuperação é bem simples ficar armazenado dentro do aplicativo, a recuperação eletrônica e simplesmente fazer o download do aplicativo em outro aparelho já que o Denatran permite que a CNH esteja disponível em apenas um aparelho por vez. Ou seja, sem mais o custo de uma segunda via.

 

Outro benefício importante da carteira de motorista digital é o gerenciamento dos documentos do veículo no mesmo aplicativo da carteira de habilitação sem perder a valência dos documentos impressos. Então além de reduzir o consumo muito alto de papel para as emissões de primeira e segunda via o cliente também tem um controle maior sobre a documentação e extravios.

Como manter os documentos no aplicativo?

Para fazer o download do aplicativo, o primeiro passo é você entrar na loja de aplicativos do seu sistema operacional seja ele iPhone ou Android, depois pesquise sobre carteira de motorista digital ou carteira digital de trânsito e faço download do aplicativo em seguida.

Após o download do aplicativo, é necessário que você faça o cadastro do seu usuário e assim a validação da sua carteira de habilitação por captação facial que é feita dentro do próprio aplicativo, caso haja algum problema e não consiga fazer o portal do serviços do Denatran consegue te auxiliar a resolver esse problema com o uso de um certificado digital ou você pode se encaminhar diretamente e pessoalmente no Detran do seu estado para resolver a solicitação.

Depois de você ter concluído com sucesso esses processos, basta realizar a inclusão do documento CRLV do veículo dentro do aplicativo, e da mesma forma como foi feita a sua carteira de motorista digital realizar as orientações que vão aparecer na sua tela, depois crie uma chave de acesso para acessar as funcionalidades que você vai precisar e por fim tu não poderá visualizar os seus documentos adicionados.

Algum custo para carteira de motorista digital?

Como já dissemos o download do aplicativo da carteira de motorista digital é totalmente gratuito, mas provavelmente as emissões podem ter algum custo ou alguma taxa que será decidido pelo Departamento de Trânsito do seu estado pronto existem informações que de acordo com a Serpro serviço Federal de processamento de dados dentro do Espírito Santo em Minas Gerais, por exemplo não há cobrança de nenhuma taxa, mas existem informações que em Goiás, por exemplo, a um custo de R$ 10 para se ter o documento digital dentro do aplicativo.

Existe a possibilidade de o agente de trânsito não aceitar a minha carteira digital?

Como já dissemos, tanto sua CNH impressa e a sua carteira de motorista digital são documentos oficiais e válidos em todo território brasileiro e portanto ele deve ser aceito por todos os agentes de trânsito, caso haja algum problema e não seja feito o condutor precisa entrar em contato diretamente com Detran mais próximo da sua localidade e descrever como a infração foi cometida.

A carteira de motorista digital é tão importante que ela inclusive pode ser apresentada como documento original para embarques aéreos inclusive entrada em órgãos públicos.

Curiosidades sobre o aplicativo digital

Uma das vantagens de se ter o aplicativo digital no telefone celular, é que ele possibilita a notificação de recall para o condutor, portanto caso haja algum defeito no automóvel ou um risco de uma de uma não realização de reparo, ele faz a notificação para o condutor com as devidas orientações para os atendimentos e o indica o canal de atendimento da empresa com todas as informações necessárias.

Outra vantagem muito interessante que o aplicativo de carteira de motorista digital em forma para o condutor, é um alerta para o vencimento da CNH, portanto o aplicativo envia um alerta com vencimento com 30 dias de antecedência para o condutor, assim não corre o risco de perder a licença para poder dirigir.

Também é possível fazer a consulta diretamente no aplicativo digital, sobre as multas que o condutor sofreu e também existe a informação de que a partir de 2020 será viabilizado o pagamento das multas diretamente pelo aplicativo.

E aí gostou do nosso artigo? Conhecia essa nova funcionalidade da carteira de motorista digital? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos que também são condutores, para aquele dia eu faço parte do grupo de pessoas que fazem o download do aplicativo

Não esqueça de deixar sua opinião abaixo nos comentários ela é muito importante para nós.

Metadescription: Buscando uma forma de não esquecer mais o vencimento da sua CNH? Descubra o novo aplicativo para carteira de motorista digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *