Como faço para participar de um leilão de motos?

Não é muito difícil participar de um leilão de motos, existem duas formas para que você possa participar de um. Existem as motos que foram apreendidas e ficam dentro do pátio do Detran Regional ou as motos que foram apreendidas pela Receita Federal e assim são leiloadas.

As motos podem ser apreendidas devido alguma irregularidade em uma blitz, também podem ser apreendidas devido a inadimplência de pagamento ou apreendidas em alguma operação da polícia local.

LEIA TAMBÉM: Como funciona leilão de motos apreendidas?

Para participar de um leilão de motos, você deve acessar o site do Detran da sua localidade e verificar o edital que informa as motos que serão leiloadas separadamente ou em lotes, o dia e o horário pré-agendado para o leilão e se há possibilidade de ser presencial online ou ambas.

Como funciona o leilão de motos?

Normalmente quem oferece a oferta mais alta, acaba adquirindo a moto leiloada em questão. Esse tipo de processo é considerado uma venda transparente, pois conta com garantia para que o vencedor do lance não seja enganado e também é uma venda pública.

Um leilão de motos é conduzido por um leiloeiro oficial inclusive a profissão é regulamentada desde 1932 e é relativamente uma atividade antiga em nosso país.

Assim que as motos são disponibilizadas para o leilão, elas são selecionadas e numeradas em vendas separadas ou em lote e assim os leilões são feitos de forma sequencial.

O leiloeiro inicia o valor mínimo da venda do lote das motos e o leilão começa, aquele que der um lance mais alto vence e à venda acontece, a função principal do leiloeiro além de conduzir o leilão e também ler as condições de venda na frente de todos os compradores presentes para que não haja dúvidas.

Não é obrigatório dar um lance para um lote que você não deseja, basta permanecer em silêncio. Assim que o lance mais alto é dado e não havendo nenhuma contraproposta, o leiloeiro bate martelo e assim o lote é arrematado.

Existem também os leilões de motos apreendidas pela Receita Federal, é importante se dirigir até o site do órgão para saber através do edital quais são as futuras ocorrências de leilões e a forma de participar será presencial ou online.

Importante frisar, que para aqueles que desejam participar de um leilão de motos apreendidas pela Receita Federal, precisarão se cadastrar e ter acesso ao certificado digital.

Como participar de leilão de motos RJ?

Existem algumas formas para você poder participar do leilão de motos RJ primeira delas é entrar em contato pelo site do Detran da sua localidade e baixar o edital para verificar as próximas datas e horários pré-agendados é importante frisar que você precisa se cadastrar sendo pessoa física ou jurídica para participar do leilão.

O edital e informar a quantidade de peças que serão leiloadas, o local e se há possibilidade de ser presencialmente ou de forma, existe também o leilão feito pela Receita Federal, onde você deve se dirigir ao site do órgão para ter mais informações sobre o edital das motos apreendidas por eles.

Qual é o preço de uma moto de leilão?

Os preços praticados dentro de um  leilão de motos RJ, varia de acordo com a tabela FIPE vigente naquele ano, pode haver variações dos valores em relação à região, cor, conservação, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar em relação a venda ou compra da moto.

Normalmente dentro de um leilão podemos ter uma variação de até 30% de base em relação a tabela FIPE vigente, isso pode variar em relação ao estado que vai acontecer o leilão.

Então se estamos falando, por exemplo, de uma moto que custa hoje nova aproximadamente R$ 10.000,00 e por uma base de 30% em relação a tabela FIPE de motos e com bom estado de conservação no pátio do Detran Regional, podemos supor que o valor de arremate delas giraria em torno de R$ 3.000,00 aproximadamente.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e não se esqueça de deixar sua opinião abaixo, principalmente se já participou de um leilão de moto.

Um comentário em “Como faço para participar de um leilão de motos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *