O que é psyllium em pó e para que serve

Já ouviu falar do psyllium? Muito usado em dietas de emagrecimento, esta semente faz mais do que ser um simples aliado da boa alimentação, traz benefícios para a sua saúde e ajuda na limpeza do seu organismo. Confira agora os benefícios do psyllium, como usá-lo e para quem é indicado.

O que é psyllium?

Psyllium é uma semente da família da fibra que, quando em contato com a água, incha. Por conta disso, ela promete aumentar a sensação de estar saciado, diminuindo a vontade descontrolada de comer.

Ele também age como um limpante para o intestino, pois retira os excessos de carboidratos, colesterol e açúcar. Também colabora na eliminação de toxinas e impurezas do corpo.

Muito indicado para quem tem dificuldade para controlar a vontade comer, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ou seja, a sensação de que já comeu o suficiente.

Mas o fato de parecer milagroso para muitos pode causar alguns problemas, então não deve ser consumido em excesso.

Quais as contraindicações do psyllium?

Assim como qualquer alimento que possui efeitos medicinais, o psyllium também possui contraindicações.

Ele deve ser evitado por gestantes, por pessoas que já possui problemas renais, transtorno no esôfago e por quem está tomando remédio controlado como, por exemplo, antidepressivos. Além disso, caso já esteja fazendo algum tratamento de emagrecimento, você deve consultar o nutricionista sobre seu uso para evitar problemas de alimentação.

Caso você não seja fã de tomar água o tempo todo, ou esquece de tomar até que a garganta fique seca no fim do dia, você precisará mudar isso. Acontece que o psyllium é uma fibra e, por tanto, possui uma alta taxa de absorção de água. O aumento de consumo de fibras sem o aumento de consumo de água pode causar gases ou outros problemas intestinais.

Como consumir o psyllium em pó?

Diferente da linhaça, o consumo do psyllium é em pó e deve ser consumido em pequenas quantidades. Basta apenas uma colher de chá em cada refeição para já ter o efeito que busca de saciedade, além de trabalhar na limpeza de seu organismo.

É ótimo para misturar com saladas, cereais, sucos e iogurte, mas sempre aliado ao líquido para que ele possa crescer.

Agora, caso queira aliar o psyllium na rotina de esportes, o ideal é que seu consumo seja pós-treino, deste modo, o esportista irá evitar o consumo exagerado de alimentos e recuperar o que perdeu nos treinos.

Leia também: Quais são os benefícios da linhaça

Você já usa o psyllium nas refeições? Conta para a gente os efeitos que causou no dia-a-dia e compartilhe suas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *