Quais são os benefícios da linhaça

Sem dúvida você já ouviu falar da linhaça como um alimento que faz bem a saúde, certo? Mas será que isso é verdade? Confira agora os benefícios da linhaça na sua alimentação e porque você já deveria ter adicionado ela em seu cardápio!

O que é linhaça?

A linhaça é uma semente cultivada há séculos e acredita-se que seja uma das mais antigas do mundo que resistiu ao tempo. Existem estudos que datam a linhaça em meados de 5000 a.C ainda na Mesopotâmia, de onde foi enviada para outros cantos do mundo.

Dona de flores azuis, é da mesma família do linho e pode chegar a medir quase 1m de altura. Seu maior produtor é o Canadá, que fornece para todo o mundo, mas no Brasil já existem algumas plantações no Rio Grande do Sul, onde se cresce a linhaça dourada por preferir o clima frio.

Quais são os benefícios da linhaça, afinal de contas?

Dona de bastante proteína, só lhe falta tamanho. É fonte de fibras, possui ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e selênio.

Uma das coisas que poucos sabem, é que a linhaça ajuda na memória, depressão, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, pois ela ajuda a proteger o sistema nervoso.

Existem estudos que buscam compreender os benefícios da linhaça, incluindo se ela é mesmo capaz de ser uma aliada contra o câncer. Devido aos estudos, sabemos então que:

  • Ela é excelente para o coração devido ao ômega 3 presente em sua composição;
  • Também possui o ômega 6, que é uma substância importantíssima para o sistema nervoso;
  • Fortalecimento dos ossos graças ao cálcio, fósforo e zinco;
  • Hidrata a pele e cuida dos cabelos com seu óleo.

Outro fato interessante é que a linhaça pode ajudar a previnir o câncer de mama. Se a mulher puder consumi-la antes e depois da menopausa, o alimento irá ajudar a suprir a falta que uma substância que é deixada de ser produzida nessa fase da vida, a ligana.

Mas é muito importante que quem possui um intestino acelerado, o melhor é evitar o consumo da linhaça, pois ela é da família das fibras e fibras precisam ser evitadas neste caso.

Como consumir linhaça?

Você olha para a semente e se pergunta sobre o gosto e como vai ingerir algo que te lembra comida de passarinho? É, parece um pouco ruim, mas existem formas saborosas de resolver esse problema.

Uma dica é não comer a linhaça pura, mas junto com vitaminas, saladas de frutas e iogurte da mesma forma que se come flocos de aveia. Apenas evite aquecê-la para não perder as fibras que ela possui a garantir seus nutrientes, ok?

E ai, você sabia que a linhaça poderia fazer tudo isso? Conta sua experiência para nós e nos conta como você adiciona a linhaça no seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *