Score de Crédito: Como aumentar o seu?

Score de crédito são pontos de crédito ou pontuação que os órgãos de defesa do consumidor permitem que as empresas financeiras tenham acesso, para verificar se o consumidor em questão oferece algum tipo de risco para solicitação de crédito e qual o perfil que ele possui hoje.

Quando ativamos nosso CPF já começamos a ser monitorados pelas instituições de proteção ao crédito que registram nosso perfil de consumo e pagamento quanto mais consumimos e pagamos maior é nosso Score de crédito, quando deixamos de pagar uma dívida automaticamente nosso CPF é negativado e enviado ao SPC ou Serasa e isso diminui nossa pontuação e rebaixa nosso perfil de pagador.

Mesmo que você fique inadimplente isso fica registrado no seu perfil e com a queda na pontuação, há um aumento na dificuldade de se obter crédito com os bancos ou instituições financeiras que avaliam seu potencial de pagamento. Hoje o Score de crédito possui três faixas de avaliação e conforme você vai diminuindo, pior é seu perfil.

  • Risco Alto para obter crédito: de 0 a 300 pontos. Considerado um mau pagador e com altas chances de cumprir os pagamentos solicitados;
  • Risco Médio para obter crédito: de 301 a 700 pontos. Considerado um pagador mediano e que já teve problemas de pagamentos anteriores;
  • Risco Baixo para obter crédito: de 701 a 1000 pontos. Considerado um excelente pagador e que nunca teve problemas com pagamentos anteriores;

Existe outra forma além do Score de crédito?

Infelizmente ou felizmente o Score de crédito é usado por praticamente todas as instituições financeiras do país e é levado em conta nas avaliações de crédito financeiro e como explicamos anteriormente mesmo que hoje você esteja com seu CPF adimplente, se um dia já teve problemas financeiros isso ficará registrado em seu perfil.

Claro que algumas instituições que acabam tendo muitos negócios que participa também avaliam o relacionamento que o cliente possui com ela. Se seu perfil for mediano, mas sempre foi adimplente com aquela empresa isso será levado em consideração.

Se engana quem acha que o Score de crédito baixo é somente para aqueles que são considerados maus pagadores, também existem perfis de pontuação baixa aqueles que pagam em atraso valores parcelados ou mesmo aqueles que solicitam muitos cartões de crédito, não possuem contas bancárias em seu próprio nome ou solicitam limites muito além do que poderiam arcar em um mês, sem comprometer seu salário integralmente.

Mas como manter meu Score de crédito alto?

Não é muito difícil, mas vamos seguir a linha do básico ok?

CPF Limpo

Sim é o básico, partimos da premissa que sendo inadimplente a possibilidade de crédito é praticamente nula. Portanto mantenha seu CPF limpo, pague suas dívidas sempre dentro do prazo. Caso você já esteja com ele comprometido, tende renegociar suas dívidas o quanto antes. Há instituições que com o pagamento da 1ª parcela, já retiram em alguns dias uteis o CPF do consumidor dos órgãos de crédito.

Mantenha seu cadastro atualizado

Uma forma de manter seu Score de crédito ou até aumentá-lo é sempre manter suas informações atualizadas, assim o cruzamento de informação não mostrará divergências. Os sites da Serasa disponibilizam a atualização de informações de forma gratuita, faça seu cadastro e se atualize.

Consulta ao CPF

Isso é um fator muito importante para redução de pontuação, pois o SPC ou Serasa entende que quando há muitas consultas o consumidor pode estar passando por alguma dificuldade financeira ou até mesmo uma possibilidade de fraude.

Consumidores que adquirem muitos cartões de crédito ao mesmo tempo e tem o costume de solicitar aumento de limite com frequência, também sofrem com a queda de pontuação. Lembre-se de ter o mínimo de cartões necessários e só aumente limite se a empresa oferecer a você, é importante ressaltar que qualquer consulta em seu CPF aparece no seu perfil por até 90 dias. Mantenha seu Score de crédito positivo, evite consultas.

Crediários

Já que é importante evitar consultas desnecessárias e muitos cartões, opte pelo uso de crediários em lojas. Assim você movimenta seu CPF de forma segura, compra com outra forma que não cartão.

Aproveite e coloque contas básicas no seu nome água, luz, telefone, internet etc. Isso mostra seriedade de pagamento, responsabilidade com suas contas e qualificação de pagamento.

Débito Automático

Outra coisa que aumenta e muito seu Score de crédito são as contas em débito automático, busque colocar as contas básicas que estão em seu nome nessa modalidade de pagamento. Assim elas sempre serão pagas no vencimento sem o risco de ficarem atrasadas, isso mostrará a responsabilidade de prazos e dívidas para com os órgãos de proteção ao crédito.

É possível pagar para ter um Score de crédito limpo?

Não! Isso é prometido apenas por golpistas que desejam roubar seus dados e dinheiro e assim cometerem outros crimes e fraudes. Fique atento, você só pode modificar seu perfil através das suas ações e nada mais.

Tenho Score de crédito bom e quero manter

Perfeito, então a palavra de vida para você é planejamento. Papel e caneta e faça planejamentos, listas e projeções financeiras de quanto realmente ganha, o quanto gasta e o que você pode fazer para melhorar isso. Se endividar não é uma saída.

Faça consultas regulares ao seu Score de crédito e veja como ele está indo para evitar surpresas em caso de necessidade, o Serasa disponibiliza essa consulta de forma gratuita.

Mantenha os bons hábitos de pagamentos em dia, fuja de datas comemorativas que podem te fazer gastar mais e opte sempre pelo que pode entrar no seu orçamento sem aumentá-lo.

Uma dica importante é um bom planejamento financeiro e lembrar que o ideal é que seu orçamento não seja comprometido em mais do que 20% do seu salário. Ou seja, se você ganha R$ 1.000,00 mensais não pode ter prestações ou dívidas superiores a R$ 200.00, mais do que isso aumenta a probabilidade de você se endividar tentando pagar o que foge do que ganha.

Procure manter uma poupança para gastos emergências, anote na ponta do lápis todas as despesas e tente reduzir o máximo possível, seja honesto consigo mesmo com sua realidade financeiro e nunca deixe de pagar a fatura total do seu cartão de crédito, juros são inimigos enormes de um Score de crédito positivo.

Gostou do nosso artigo? Tirou suas dúvidas sobre como aumentar ou manter seu cadastro positivo? Aproveite e compartilhe com seus amigos que podem estar endividados, ajuda nunca é demais, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *