Vantagem ou desvantagem de fazer cursinho para concursos públicos

Não estamos falando aqui que os cursinhos preparatórios são inúteis., inclusive o cursinho é um grande aliado para você aprender conteúdo novo. Por causa do modo quase passivo de como você absorve conhecimento durante uma aula, o cursinho pode ser essencial em seu plano de estudos ou não.

O que ocorre é que muita gente não pensa muito sobre os cursos preparatórios. Há outras coisas envolvidas em participar de um curso para concurso do que simplesmente sentar e assistir aula.

O nível de experiência do concurseiro, a qualidade do curso, o roteiro de aula, o conteúdo do curso, e até coisas triviais como o transporte até a escola.

Esses detalhes podem ser a diferença entre aproveitar seu tempo e não desperdiçar seu dinheiro.

E por isso iremos demonstrar se é ou não vantagem de realizar um curso preparatório para concurso.

Cursos Presenciais

Vantagens dos cursos presenciais

Os cursos presenciais têm algumas vantagens que são difíceis de substituir:

  • Contato com o professor

Como você está assistindo uma aula, ao vivo, com o professor na sua frente, é muito fácil e rápido você tirar dúvidas.

Aliás, esta é a principal vantagem de um curso para concurso presencial. Se você estiver fazendo um, você deve aproveitar todas as oportunidades para tirar dúvidas.

  • Contato com outros alunos

Não pense que em um cursinho, todos são concorrentes. Na verdade, boas amizades podem surgir dentro de uma sala de aula!

Os seus colegas de cursinho podem ajudar a explicar um tópico que você não entendeu, a resolver questões, e a compartilhar outras informações, como dicas de materiais, sites e aplicativos.

  • Bom para o aluno iniciante

Um cursinho presencial é ótimo para quem está começando a fazer concursos por vários motivos.

O primeiro motivo é que, quando nós começamos a estudar para concurso público, muitas matérias são completamente desconhecidas. Quem já ouviu falar em Direito Constitucional no ensino médio ou faculdade (ok, os estudantes de Direito viram)? Um curso presencial é uma ótima forma para ter o primeiro contato com essas matérias, porque o professor vai passar esse conteúdo já “mastigado”. Dessa forma, um curso presencial pode ser uma ótima forma de você começar a estudar para concursos.

Outro motivo é que se comprometer a ir fisicamente até o cursinho e assistir as aulas é uma tática boa para você entrar no ritmo de estudos, ou seja, criar o hábito de ter um horário dedicado para estudar. Esse hábito vai ser essencial para continuar estudando sozinho em casa.

Desvantagens dos cursos presenciais

No entanto, fazer um cursinho, apesar de ser bastante popular, tem suas desvantagens e muitos não avaliam isso.

  • Tempo ocioso

Você precisa saber que fazer um curso para concurso presencial gasta muito tempo com ociosidade, ou seja, tempo desperdiçado com coisas que não tem a ver com seu aprendizado.

Você precisa levar esse tempo em consideração quando for escolher um cursinho para você. Se você tiver somente 2 horas por dia para estudar para concurso, um curso presencial pode tomar todo o seu tempo.

Contato com outros alunos

Esse tópico está listado como vantagem anteriormente, porém também pode ser uma grande desvantagem.

Os outros alunos podem desfocar da aula, distrair o professor, interromper a aula e até mesmo causar insegurança em outros alunos.

Todo esse tempo que você deveria estar concentrado em aprender algo novo é desperdiçado.

Cursos Online

Hoje em dia, assistir um curso online no formato de videoaulas é uma das formas mais comuns de se preparar para um concurso público.

Em uma videoaula, seu estudo depende unicamente de você se sentar em uma cadeira e assistir. Muitos cursos também têm material extra, como aulas em pdf, audiobooks e listas de questões.

Isso traz uma série de vantagens sobre as aulas presenciais, mas também possuem algumas desvantagens.

Vantagens dos cursos online

As principais vantagens dos cursos online giram em torno do tempo que você economiza para estudar.

  • Tempo aproveitado

Comparados aos cursinhos preparatórios presenciais, com os cursos online você não perde tempo com trânsito, com professor que enrola, com interrupções de outros alunos, etc.

Tudo se resume a você se sentar na frente do computador e apertar o Play.

Todo o tempo com trânsito e interrupções pode ser aproveitado com mais aulas, se você estiver fazendo um curso para concurso online.

  • Bom para matérias específicas

Mesmo quem é um concurseiro avançado, que gosta de fazer seus próprios programas, pode se aproveitar de um curso online.

Se você está entrando em um concurso e o edital pede uma matéria exótica, que você nunca viu antes (digamos, Arquivologia), você pode usar um curso online específico para ter o primeiro contato com o assunto.

  • Escolha de horário

Enquanto em um cursinho presencial você precisa obedecer aos horários da escola, em um curso para concurso online, você estuda no seu tempo, a hora que quiser.

Por exemplo, se no fim do dia, depois do trabalho, você já está cansado demais para estudar, você pode assistir as videoaulas pela manhã, enquanto toma o café da manhã.

Desvantagens dos cursos online

Embora tenha todas essas vantagens, fazer um curso online significa estudar sozinho, e isso traz também desvantagens.

  • Não ter contato com o professor

Se você é realmente iniciante e acha que pode ter muitas dúvidas, talvez um curso presencial seja melhor para você, já que em um curso online, você não pode simplesmente questionar o professor na hora que tiver dúvida.

Alguns cursos online possuem contato com os professores via e-mail, o que ajuda. Verifique isso no seu curso.

  • Precisa de disciplina para estudar

Por toda essa liberdade de fazer o seu próprio tempo, os cursos online requerem mais disciplina para estudar.

Você vai estar em um ambiente confortável (sua casa), com vários motivos para se distrair (TV, Internet, pessoas da sua casa), e você precisa ficar parado, sentado em uma cadeira e olhando para o computador por vários minutos.

Observações Finais

Agora você conhece os prós e os contras de fazer um curso online ou presencial para concursos.

E por conta disso, já deve ter notado que é simplesmente impossível determinar qual o melhor deles para todos os alunos.

Cada pessoa é diferente, e possui preferências e necessidades diferentes das outras. E com base nisso, ela pode encontrar mais vantagens em estudar num curso presencial ou em um curso online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *